Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SINEPB > Notícias > Taxa de desemprego cai no país

Notícias

Taxa de desemprego cai no país

Trimestre de maio a julho registrou taxa de 12,8% de desempregados, enquanto trimestre anterior fechou em 13,6%

A taxa de desocupação no Brasil teve queda no trimestre que compreende os meses de maio, junho e julho de 2017. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,8% da população economicamente ativa do país encontra-se sem ocupação. No trimestre anterior esse percentual chegava a 13,6%.

Essa recuperação ocorreu, principalmente, pelo aumento de vagas informais – empregados sem carteira assinada, cerca de 468 mil pessoas – e pelo aumento de trabalhadores autônomos – mais de 351 mil. O mês de julho também apresentou sinais de recuperação do emprego formal no país, com o saldo positivo de 35.900 novos postos de trabalho. Esse foi o quarto mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos.

Em todo o ano de 2017, o saldo positivo de geração de novos empregos formais chega a 112.580 postos. “Isso mostra que o país está no rumo certo e que o governo federal está tomando as medidas necessárias para colocar novamente o Brasil no rumo do crescimento econômico e da recuperação do emprego”, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O principal responsável pelo desempenho de julho foi o setor da Indústria de Transformação, no qual foram criadas 12.594 vagas. Já a Construção Civil, após 33 meses de saldos negativos, gerou 724 vagas formais em julho. A última vez em que houve saldo positivo no setor foi em setembro de 2014, quando haviam sido abertos 8.437 postos. O Comércio teve desempenho positivo, tanto no atacado quanto no varejo, com um saldo de 10.156 novas vagas. E a Agropecuária também segue gerando empregos formais, com a criação de 7.055 postos a mais em julho, sobretudo por causa da cana-de-açúcar e do café.

 

Fonte: Ministério do Trabalho

http://trabalho.gov.br/noticias/4952-taxa-de-desemprego-cai-no-pais

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone