Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SINEPB > Notícias > Dia D da Empregabilidade

Notícias

Dia D da Empregabilidade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realiza no dia 21 de setembro, dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência o Dia D da Empregabilidade, em parceria com o Ministério do Trabalho, a partir das 8h. O evento acontecerá no auditório da Funad com a presença do Sine-PB e empresas.

O objetivo da ação é, não só, promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e criar espaços de discussão e informações sobre qualificação e capacitação profissional, como também incentivar as empresas a abrir vagas para pessoas com deficiência e se adaptar as exigências da Lei.

Em todo o país, 6,2% da população brasileira possui pelo menos um tipo de deficiência, seja física, intelectual, auditiva ou visual, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Para garantir a inserção desses milhões de brasileiros no mercado de trabalho, há 26 anos, foi criada a Lei N°8.213/91 ,conhecida como a Lei de Cotas.

Segundo a legislação, todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2 e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. As empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, 3%; entre 501 e 1000 funcionários, 4%; empresas com mais de 1001 funcionários, 5% das suas vagas.

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone